Por Rubens Faria

Faz mais de 2.000 anos que um filósofo disse: “a vida que vale a pena ser vivida é a vida assumidamente dedicada ao outro”. Depois de tanto tempo, essa citação está um pouco desatualizada, já que hoje o bem mais escasso é o tempo. Jesus Cristo – o filósofo de quem eu falo – não poderia prever que o mundo se tornasse tão corrido e as pessoas tão ocupadas a ponto de não conseguirem – ainda que tentassem – dedicar a vida ao bem estar do próximo.

Principalmente em um mundo em que os problemas são tão numerosos e aconteçam em muitas camadas da nossa sociedade. Não há como lidar com todos eles de uma vez. Você quer salvar os animais, mas há crianças em situação de rua. Você quer proteger as mulheres da violência doméstica, mas o ecossistema pede socorro em meio a tanta exploração pelas mãos humanas. Antes de tudo isso você tem que trabalhar para pagar suas próprias contas e fazer o mercado com preços que andam pela hora da morte.

Ainda bem que, tão grande quanto os problemas do mundo, é o número de pessoas dedicadas a melhorar a vida dos menos favorecidos. Graças a elas, podemos fazer nossa parte sem precisar nos abdicar de nada além de algum dinheiro ou tempo de nossas vidas e, assim, poder compartilhar de um pensamento tão especial quanto aquele de Jesus.

E no meio de tantas opções de fundações, ONGs e associações para as quais podemos oferecer nossa caridade, o Aurora selecionou nove organizações especializadas no auxilio a pessoas idosas em situações críticas para que você possa colaborar e fazer a diferença. Conheça e mude a vida de alguém!

Instituição Assistencial Nosso Lar

Acolhimento para cerca de 100 idosos em situação de risco social ou abandono, proporcionando qualidade de vida, resgate da dignidade e autoestima. Seus residentes recebem seis refeições diárias balanceadas e atendimento da equipe de enfermagem 24 horas, além de todos os cuidados necessários para que sua vida seja agradável, segura, saudável e tranquila.

Coletivo Irmãos em Cristo

O principal objetivo do Coletivo Irmãos em Cristo é realizar ações que possam promover o bem estar de pessoas em estado de vulnerabilidade social, em especial a população idosa. O grupo não possui vínculo religioso.

NCI Idade Dourada de Pinheiros

O núcleo de convivência para idosos “Idade Dourada de Pinheiros” foi formado inicialmente em 1994, conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência Social de São Paulo. Atualmente, a associação atende aproximadamente 344 idosos na região de Pinheiros, Zona Oeste de São Paulo, promovendo atividades de convívio social e acompanhamento domiciliar.

Centro de Apoio à Saúde do Idoso – Casi

A missão do Casi é reduzir a exclusão, facilitar o acesso e proporcionar conforto e alívio às pessoas idosas através das Práticas Integrativas e Complementares, que são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da promoção, recuperação e preservação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Maturi

Organização que busca ressignificar a maturidade, combater o preconceito etário, gerar oportunidades para profissionais idosos e ajudá-los a se prepararem para o digital, promovendo a diversidade e a integração entre as diferentes gerações.

Associação Viver Bem no Centro

A Viver Bem no Centro é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos que tem por finalidade de combate a pobreza e auxílio às pessoas idosas e crianças em situação de vulnerabilidade.

Associação Renascer

Associação focada em ajudar a pessoa idosa no exercício de sua cidadania, contribuindo para melhorar seu aspecto psicológico, físico, moral, e cultural, garantindo um espaço de convivência e relacionamento, proporcionando a oportunidade de vivenciar o respeito mútuo, os limites e as regras, os direitos e deveres e a manifestação de sua opinião em grupo, as atitudes de respeito e cooperação, e o repúdio a toda forma de preconceito e violência.

Programa Construindo Sonhos

Desde 2012, oferece aulas gratuitas para pessoas idosas de Informática, smartphone, musculação, pilates, nutrição, yoga, massagem relaxante, coaching em grupo, relaxamento, artesanato, dança sênior e circular, jardinagem, biblioteca, jogos de memória, corte e costura, passeios e palestras com o objetivo de inserir e criar vínculos com os idosos promovendo a estabilidade emocional e prevenção de doenças.

Ação Solidária da Paróquia São Miguel Arcanjo – Padre Julio Lancelotti

O pedagogo Padre Julio Lancelotti, durante a pandemia, atendeu mais de 1.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social. Foi quando suas ações de caridade se tornaram conhecidas do grande público. Contudo, ele é um agente transformador da sociedade há anos. Seu projeto não tem site oficial, então o link acima destina para informações de como fazer doações para sua paróquia.

Deixe uma resposta Cancelar resposta