Por Rubens Faria

Pela primeira vez em décadas, um medicamento se mostrou eficaz em conter o avanço da doença de Alzheimer em humanos. A pesquisa foi publicada no último dia 29 na revista New England Journal of Medicine.

Conhecido como Lecanemab, o medicamento possui algumas limitações relacionadas a riscos de hemorragias e inchaço cerebral – o que levou 7% dos voluntários a deixarem os testes após apresentarem efeitos colaterais. Além disso, a droga funciona nos estágios iniciais da doença, implicando que boa parte das pessoas não se beneficiariam dela – é frequente que a condição só seja investigada após a aparição de sinais e, muitas vezes, em estágios relativamente avançados.

Ainda assim, os resultados são importantes dentro de um contexto em que este é o primeiro avanço no tratamento contra o Alzheimer em mais de 30 anos de pesquisa. A professora Tara Spires-Jones, da Universidade de Edimburgo, afirmou que os resultados são “importantes porque tivemos uma taxa de falha de 100% por muito tempo”.

Hoje, os únicos medicamentos disponíveis são relacionados ao controle dos sintomas, mas nada que mude o curso do Alzheimer propriamente dito.

De acordo com a BBC Brasil, “o estudo em larga escala envolveu 1.795 voluntários em estágio inicial da doença. Os resultados, apresentados na conferência Clinical Trials on Alzheimer’s Disease em São Francisco, Estados Unidos, não revelam uma cura milagrosa. A doença continuou a deteriorar as funções cerebrais das pessoas, mas esse declínio foi retardado em cerca de um quarto ao longo dos 18 meses de tratamento”.

Os resultados estão sendo avaliados pela FDA, órgão regulador dos EUA, que em breve deve aprovar se o Lecanemab pode ser aprovado para uso mais amplo Eisai e Biogen, desenvolvedores da droga, planejam solicitar a mesma permissão em 2023, em outros países.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s