Por Alan Rosati Brunes, gerontólogo

Essencialmente, a Fisioterapia em idosos é utilizada para retomar funções e/ ou amenizar o impacto do envelhecimento patológico e fisiológico do idoso por meio de uma gama de técnicas. Dentre elas, podemos citar:

Hidroterapia: terapia realizada no ambiente aquático. Devido a baixa ação da gravidade, a terapia se torna mais fácil e segura. Forças diferentes são aplicadas neste meio que auxiliam na reabilitação. É possível então realizar treinos de equilíbrios, força e flexibilidade.

Mecanoterapia: terapia realizada com aparelhos mecânicos. Utilizando halteres, molas, elásticos, entre outros, os exercícios resistidos são os mais eficientes para aumentar a capacidade contrátil e o volume músculo-esquelético.

Cinesioterapia: terapia realizada através de movimentos passivos e assistidos. Dentre os objetivos desta modalidade, pode-se citar a prevenção e tratamento das disfunções ortopédicas, o desenvolvimento, a restauração e a manutenção da resistência ou força muscular, além da melhora da mobilidade articular, da flexibilidade muscular e coordenação.

Cabe ao profissional realizar avaliações periódicas para escolher suas condutas, sempre se baseando em evidências científicas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s