Por Rubens Faria

Dica 01: ligue o ar condicionado e aproveite. Fim. 

Seria muito bom se fosse assim, não é? Todo mundo com ar condicionado em casa e no trabalho, com dinheiro sobrando para pagar a conta de energia, fora de uma pandemia que nos permitisse o confinamento em ambientes sem circulação de ar… Mas a realidade é outra. Se a primavera de 2020 chegou com temperaturas acima dos 30º C todos os dias – em algumas regiões, chegando aos 40º -, o verão desse ano promete. 

Separamos 10 dicas para que você possa aproveitar o melhor da estação das chuvas, como os jardins floridos, o céu de anil e os ventos mais fortes e refrescantes. Confira!

Hidrate-se 

No calor, o corpo perde água muito mais rápido por causa da transpiração e é preciso repor essa água sempre que sentirmos sede. O problema é que nem todo mundo que sente sede ou que realmente goste de tomar água. Caso você seja uma dessas pessoas, encontre ferramentas que te ajudem a se manter hidratado, isto é, despertadores no celular, lembretes pela casa ou pelo escritório e, não sendo água sua bebida favorita, aposte em águas saborizadas, sucos e refrescos.

Hidratar-se com bebidas geladas é melhor ainda, pois refrescam seu corpo de dentro para fora! Por isso, municie sua geladeira de forminhas de gelo, garrafas de água e refrescos.

Vai precisar do sol?

É importante se expor ao sol todos os dias por, pelo menos, 10 minutos sem protetor solar, para fabricação da vitamina D. Prefira os primeiros horários da manhã ou o último horário da tarde, quando o sol ainda está passeando pelo horizonte. Mais do que isso, prefira fazer atividades ao ar livre em dias mais frescos e após o pôr do sol.

Cuidado com a insolação! 

Você já deve ter ouvido essa palavra por aí, mas sabe o perigo que a insolação representa?

É quando a temperatura corporal passa de 40º, fazendo com que o mecanismo de termorregulação falhe e o corpo não consiga se resfriar, afetando a estabilidade da nossa fisiologia.

Portanto, prefira estar à sombra e em locais frescos e arejados. Vista roupas que te protejam do sol direto, como roupas com proteção UV e chapéus. Se for acompanhado de um idoso, cuidado dobrado: o sistema termorregulador de pessoas idosas tende a deixar o corpo mais quente, por isso eles são mais suscetíveis à insolação.

Precisa falar do filtro solar?

Com dias maiores e o sol mais próximo do nosso hemisfério, as estações de chuva marcam um período com maior radiação solar na Terra, por isso o uso do filtro é imprescindível.

Este único produto previne o câncer de pele, manchas e o envelhecimento cutâneo, além de melhorar a textura da pele. Aplique-o diariamente, mesmo nos dias nublados, a cada duas horas, após exposição solar, se banhar ou sudorese intensa. Escolha protetores com fator de proteção superior a 30, de amplo espectro (contra raios UVA e UVB) e com uma formulação compatível com o seu tipo de pele.

Ela condiciona o ar dela

Se você não tem o privilégio de ter um ar condicionado, ou tem mas não consegue lidar com o valor da conta, faça um você mesmo! Um ventilador ligado com uma garrafa d’água congelada em frente a ele é uma maneira simples e eficaz de fazer circular ar frio pelo ambiente.

Comida-conforto

Se, no frio, nosso desejo por um chocolate quente nos consome, no calor só poderia ser o contrário. Prefira alimentos refrescantes e gelados, como saladas e frutas armazenadas na geladeira, vitaminas batidas com gelo, shakes, picolés e sorvetes.

Lembre-se também que o calor estraga mais rapidamente os alimentos perecíveis. Aumente a potência da geladeira e fique atento!

Hora do banho 

O calor dilata nossas veias e artérias e, com isso, a pressão corporal baixa. Some isso a um banho quente e a chance de você ter um desmaio no banheiro são altas. Prefira banhos mornos ou frios que, acima de tudo, vão refrescar seu corpo e você vai sentir menos calor.

Roupas?

Se você estiver com calor, em um dia quente e fora do alcance do sol, não as use! Se precisar usar, escolha roupas frescas, claras, confortáveis, que não grudam na pele, e dê preferência a tecidos naturais, como algodão e linho. E evite ao máximo usar mais de uma camada.

Cortinas fechadas

As cortinas bloqueiam a entrada excessiva de luz do sol e evitam um mini efeito estufa em casa. Portanto, durante o dia, mantenha-as fechadas e abra durante à noite, para que o ar fresco entre e o calor residual que restou consiga se dissipar. 

Objetos que esquentam

O laptop no colo, lâmpadas acesas, velas, equipamentos elétricos etc. Tudo isso traz calor ao, já quente, ambiente. Se livre deles, apague as luzes e trabalhe com o laptop na mesa, isso vai ajudar a refrescar você e o local.

Deixe uma resposta Cancelar resposta